Página Inicial » Planejamento tributário: confira como implantar um para o seu negócio

Planejamento tributário: confira como implantar um para o seu negócio

Planejamento tributário promove a administração dos pagamentos tributários de uma empresa. Além disso, realiza o estudo de oportunidades para redução de forma legal da carga tributária incidida sobre a empresa. Entenda de que maneira é possível implantar este recurso no seu negócio.

Antes de mais nada é preciso compreender a função do planejamento tributário empresarial. Que propõe realizar a gestão das obrigações fiscais e tributárias de uma empresa, para que não ocorra o descumprimento de tais obrigações.

Portanto, podemos definir o planejamento contábil tributário como uma estratégia para reduzir os gastos de uma empresa. Dessa forma, seu intuito é propor a redução de tributos pagos e dos valores correspondentes ao seu negócio.

Para isso, recomenda-se contratar os serviços de contabilidade e planejamento tributário em um escritório especializado. Sendo assim, sua empresa terá a ajuda e orientação de um profissional qualificado e experiente, que irá contribuir positivamente para o seu negócio.

Se sua empresa procura maneiras para driblar a carga tributária incidida sobre ela, esclareça suas dúvidas sobre o planejamento tributário acompanhando o texto.  Você poderá conferir tudo sobre o assunto, através dos temas:

  •  Qual a melhor definição do planejamento tributário?
  • Planejamento tributário nas empresas: porque investir?
  • Planejamento tributário abusivo: o que é?
  • Contabilidade e planejamento tributário: contrate a Foxx Consultoria
  • Invista no planejamento tributário empresarial

Qual a melhor definição do planejamento tributário?

Em suma, podemos definir o planejamento tributário como parte da gestão dos pagamentos de tributos em uma empresa. Mas, vai além disso, estuda as maneiras adequadas para reduzir impostos legalmente.

Sendo assim, a função de um planejador de tributos é gerenciar as obrigações e contribuições de uma empresa. Ou seja, garante que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas, gerindo-as de forma organizada.

O planejamento contábil tributário é dividido em duas categorias:

  1. Planejamento operacional – tem como base estabelecer procedimentos na sua empresa para assegurar o cumprimento às exigências legais. Portanto, garante que toda a escrituração das atividades e pagamentos de impostos sejam entregues no prazo correto e estabelecido. 
  2. Planejamento estratégico – antes de iniciar o planejamento tributário operacional é preciso enquadrar a empresa em um regime tributário. Mas, para isso é preciso ter domínio sobre as legislações fiscais, que podem variar conforme a atividade, local, modelo de contração, etc.

Dessa forma, podemos concluir que o planejamento contábil tributário é mais do que o cumprimento das obrigações. Exige conhecimento, estudo, análise e apuração de todos os modelos de tributação que podem servir para o seu negócio.

Planejamento tributário nas empresas: porque investir?

Quando o intuito é reduzir as despesas do seu negócio, começar pelo planejamento tributário nas empresas é a melhor estratégia. Isso porque, a técnica propor a redução de impostos, que é um dos maiores gastos das empresas.

Além disso, promove outras vantagens como evitar a ocorrências de autuações fiscais. Através do planejamento é possível estabelecer um controle de todas as movimentações tributárias e fiscais, verificando se estão de acordo com a legislação vigente.

Outro aspecto relevante sobre o planejamento tributário nas empresas é proporcionar a escolha do regime tributário adequado. Ou seja, tendo contato com as operações da empresa é mais fácil enquadrá-la no regime certo.

Também podemos mencionar o fato do planejamento tributário proporcionar maior competitividade da empresa no mercado. Isso ocorre devido à redução de custos, podendo investir na ampliação das atividades da empresa.

Planejamento tributário abusivo: o que é?

Você já ouviu falar em planejamento tributário abusivo? Este envolve uma série de operações, que ao serem analisadas separadamente, não apresentam licitude. Porém, ao analisadas em conjunto, apresentam um viés desprovido de causas negociáveis.

Portanto, classifica-se como planejamento tributário abusivo todas as normas gerais de controle relativas ao abuso de direito. Ou seja, qualquer atitude que indique abuso de forma, negócio jurídico indireto ou inexiste.

Um exemplo clássico desta modalidade de planejamento tributário no Brasil, são empresas que tentam burlar a legislação interna. Dessa forma, são controladas por outras empresas que estão no exterior, tendo com objetivo anular o lucro obtido.

Outra situação que exemplifica esta modalidade, são contribuintes que participam de grupos ligados a multinacionais. Estes fazem a negociação de suas exportações usando empresas estrangeiras. 

Contabilidade e planejamento tributário: contrate a Foxx Consultoria

Precisando de contabilidade e planejamento tributário? Conheça a Foxx Consultoria, uma empresa especializada em consultoria tributária, trabalhista, empresarial e previdenciária. 

Apostamos em uma abordagem multidisciplinar,  baseada no amplo conhecimento técnico e experiência de nossos colaboradores. Oferecemos soluções integradas e um atendimento diferenciado que nos aproxima de nossos clientes.

Prestamos serviços de planejamento contábil tributário realizando uma análise da situação de cada empresa. Dessa forma, estamos comprometidos em oferecer serviços de alta qualidade e a entrega de resultados mensuráveis e sustentáveis.

Como referência em planejamento tributário empresarial alinhamos nossa expertise a tecnologia de ponta. Podendo oferecer soluções que aumente a eficiência da sua empresa e diminua os riscos.

Invista no planejamento tributário empresarial 

Caso você tinha dúvidas de como ajudar a sua empresa a reduzir despesas, agora você sabe que o planejamento tributário é a melhor solução.  Promovendo o controle fiscal e tributário das obrigações legais de uma empresa.

Resumidamente, aprendemos sobre o conceito de planejamento tributário, conhecendo as suas duas modalidades e de que forma elas se aplicam na sua instituição. Além disso, vimos as vantagens em investir na implantação deste recurso na sua empresa.

Ainda podemos aprender em quais circunstâncias o planejamento tributário é considerado abusivo e como isso pode prejudicar a sua empresa, diante a legislação.  Por fim, conhecemos a Foxx Consultoria, uma empresa especializada em soluções e orientações tributárias.

Se sua empresa pretende implantar o planejamento tributário, conte com quem realmente entende do assunto para te ajudar.

 Nós da Foxx Consultoria apresentamos uma análise da real situação de cada empresa, podendo fornecer planejamentos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Venha fazer uma consulta, com um de nossos colaboradores, teremos enorme prazer em te orientar. Nossa equipe procura criar um relacionamento de confiança com nossos clientes, a fim de nos tornarmos mais próximos, e estabelecer uma parceria duradoura.

Entre em contato e nos diga de que forma nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário

Abrir chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)