Página Inicial » Revisão tributária: como pode ajudar na recuperação de créditos?

Revisão tributária: como pode ajudar na recuperação de créditos?

Revisão tributária é uma análise dos créditos tributários de uma empresa, considerando o valor acumulado nos últimos cinco anos. Para isso, é realizado um levantamento de dados e históricos das movimentações e operações fiscais e tributárias do seu empreendimento. Confira de que forma pode ajudar na recuperação de créditos.

A partir da revisão tributária é possível identificar pagamentos indevidos feitos pela empresa. Dessa forma, também pode-se avaliar o valor dos créditos, que poderão ser restituídos futuramente.

Muitas empresas levam anos para conseguir avaliar as oportunidades tributárias, isso porque o processo é minucioso. Além disso, pode envolver diversas áreas da empresa como TI, RH, financeiro, fiscal, etc.

Por meio da revisão é possível recuperar tributos e créditos pagos indevidamente, o que pode ser vantajoso para uma empresa. Uma vez que esses créditos podem ser compensados em outros tributos da Receita Federal ou em depósito em dinheiro.

Se você tem dificuldade em realizar a revisão tributária simples nacional da sua empresa, esse conteúdo irá tirar suas dúvidas. Iremos abordar o tema de modo que seja objetivo e enriquecedor. Você poderá conferir:

  • Revisão tributária: principais etapas do processo
  • Auditoria tributária é fundamental para a recuperação de crédito?
  • Recuperar tributos pode ajudar minha empresa na crise?
  • Foxx Consultoria: orientação para identificar oportunidades tributárias
  • Salve o seu negócio com a auditoria fiscal e tributária

Revisão tributária: principais etapas do processo

Como já foi mencionado anteriormente, a revisão tributária simples nacional ou em outro regime tributário não é uma atividade simples. Isso porque, não pode ser baseada em “achismos” e sim em dados verídicos e exatos.

Antes de mais nada, é fundamental poder contar com a orientação de um especialista em revisão tributária e fiscal. Podendo avaliar melhor todas as informações e dados levantados da empresa, sendo um processo feito em etapas, são elas:

  1. Planejamento tributário;
  2. Análises técnicas;
  3. Escrituração contábil fiscal;
  4. Emissão de notas fiscais eletrônicas;
  5. Auditoria fiscal e tributária.

Depois de realizar o cruzamento e análise de todas as informações, o próximo passo é identificar os pagamentos indevidos. Dessa forma, consegue-se dar entrada na solicitação para recuperar tributos.

Logo após a revisão tributária, a recuperação pode ser feita através da Declaração de Compensação ou do Pedido Eletrônico de Restituição. Sendo assim, os créditos recuperados estarão disponíveis dentro de 60 dias após a entrega dos documentos.

Auditoria tributária é fundamental para a recuperação de crédito?

A auditoria tributária é uma área encarregada por analisar e revisar as operações de uma empresa ou contribuinte. Desse modo, pretende avaliar se todas as obrigações e contribuições foram cumpridas adequadamente, conforme a legislação vigente.

Assim como a revisão tributária, a auditoria tributária é fundamental para a solicitação de recuperação de créditos. Pois, ela também avalia processos realizados pela organização ou contribuinte podendo verificar se houve pagamentos indevidos ou a maior.

Portanto, o profissional que atua no ramo de auditoria tributária deve conhecer a legislação brasileira e a prática atualizada para apuração de tributos. Podendo avaliar não somente as questões fiscais, como também auxiliar nos processos administrativos de uma empresa.

Sendo assim, para recuperar tributos dois processos são indispensáveis a revisão e a auditoria. Que apesar de serem semelhantes, apresentam funções distintas e podem ser complementares para identificação de oportunidades tributárias.

Recuperar tributos pode ajudar minha empresa na crise?

Em suma, recuperar tributos é uma atividade que envolve a restituição de créditos tributários acumulados por uma empresa ao longo dos anos. Ou seja, está relacionado aos impostos pagos indevidamente ao Governo.

A recuperação de tributos é um direito de todas as empresas, independente do seu porte ou segmento. Através da revisão tributária possibilita o resgate ou reembolso de impostos, taxas e outras contribuições pagas indevidamente por uma instituição. 

Portanto, tudo o que foi pago por uma organização ou contribuinte, pode entrar no processo de recuperar tributos. Isso porque, foram cobrados de forma ilegal pelo Gorverno e deve ser ressarcido.

Dessa forma, o crédito recuperado por meio da revisão tributária simples nacional e da auditoria tributária, pode ser usado na compensação de impostos ou reembolsado em dinheiro.

Foxx Consultoria: orientação para identificar oportunidades tributárias

Se sua empresa procura orientação para identificar as melhores oportunidades tributárias, a Foxx Consultoria é a solução. Somos uma empresa com especialização em consultoria tributária, empresarial, trabalhista e previdenciária.

Além disso, contamos com uma formação multidisciplinar devido ao amplo conhecimento técnico e experiência de nossos colaboradores. Tornando-se uma empresa referência na revisão tributária simples nacional e outros regimes.

Oferecemos soluções integradas e um atendimento diferenciado que nos aproxima de nossos clientes. São esses os aspectos que fazem da Foxx Consultoria um destaque no ramo de auditoria tributária.

Trabalhamos analisando a situação de cada empresa, podendo apresentar o melhor diagnóstico de oportunidades tributárias. Por isso, nos comprometemos em prestar serviços de alta qualidade, entregando resultados eficientes e positivos.

Com o objetivo de oferecer o melhor tratamento para questões que envolvem a revisão tributária, alinhamos nossa expertise à tecnologia de ponta. Dessa forma, pretendemos otimizar a eficiência e reduzir os riscos.

Salve o seu negócio com a auditoria fiscal e tributária

Precisando de ajuda para administrar o seu negócio, contratar a auditoria fiscal e tributária pode ser uma boa alternativa. Contratando a empresa certa, você terá um diagnóstico preciso para identificar as melhores oportunidades tributárias.

Chegamos ao final deste conteúdo, onde pudemos aprender mais sobre a revisão tributária. Em primeiro lugar, vimos as principais etapas do processo de revisão de créditos tributários, ideal para o levantamento de dados e informações da sua empresa.

Também aprendemos que a auditoria, assim como a revisão tributária tem papel fundamental para observar pagamentos indevidos e solicitar a recuperação de créditos tributários.

Depois compreendemos como a recuperação de tributos pode ajudar a sua empresa em tempos de crise. E conhecemos a Foxx Consultoria uma empresa tradicional e experiente no ramo de consultoria tributária.

Agora você já sabe, precisando executar a revisão tributária da sua empresa, conte com quem realmente entende do assunto, nós da Foxx Consultoria. Venha conferir os nossos serviços, oferecemos o melhor atendimento para fornecer soluções integradas e eficazes para o seu negócio.

Deixe um comentário

Abrir chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)