Página Inicial » Oportunidades tributárias: qual a melhor maneira de identificá-las?

Oportunidades tributárias: qual a melhor maneira de identificá-las?

Oportunidades tributárias podem ser a melhor alternativa para salvar empresas. Promovendo um diagnóstico preciso das condições fiscais e tributárias, além de planejar para redução de impostos e outras obrigações. Saiba como identificar as oportunidades disponíveis.

Considerado a estratégia mais avançada e eficaz para encontrar oportunidades tributárias, o planejamento tributário tem sido elaborado em muitas empresas. Este consiste na elaboração de planos personalizados para identificar créditos para as empresas.

Através da revisão tributária é possível rever a maneira que uma empresa controla o fluxo de caixa.  Podendo, auxiliar a melhorar o retorno financeiro ao identificar as melhores oportunidades de crédito para uma empresa.

Uma estratégia bastante utilizada para identificação de oportunidades tributárias, é o compliance, que garante o cumprimento com a legislação. Sendo necessário conhecimento e especialização, podendo contratar os serviços de auditoria tributária.

Caso a sua empresa esteja passando por um momento difícil e precisa de uma revisão tributária, temos excelentes dicas. A partir deste texto iremos oferecer informações relevantes sobre o assunto, abordando os seguintes temas:

  • Como obter um diagnóstico das oportunidades tributárias?
  • Revisão tributária: qual a função deste serviço?
  • Revisão tributária simples nacional: qual o diferencial?
  • Para que serve a defesa administrativa fiscal ICMS?
  • Contrate auditoria tributária com quem entende do assunto: Foxx Consultoria

Como obter um diagnóstico das oportunidades tributárias?

O primeiro passo para identificar as oportunidades tributárias é realizar o diagnóstico interno da empresa. Isso é fundamental para saber qual a melhor maneira de se adequar às obrigações tributárias do mercado.

  1. Antes de mais nada é preciso entender e compreender a operação da empresa. Por meio da revisão tributária de todos os seus serviços ou produtos, conhecendo seu contrato social e processos jurídicos;
  2. Depois é preciso realizar um diagnóstico do departamento de auditoria tributária, analisando os documentos fiscais, tributações sobre os produtos e serviços, impostos e obrigações fiscais;
  3. Por último, recomenda-se realizar um levantamento dos cinco últimos anos, para revisão tributária identificando pagamentos extras, que possam ser reembolsados ajudando no fluxo de caixa.

Dessa forma, podemos concluir que o diagnóstico das oportunidades tributárias é essencial para tomada de decisões em uma empresa. Conferindo-lhe a apresentação de resultados que podem influenciar na administração das finanças.

Para agilizar e facilitar o processo recomenda-se contratar um escritório de consultoria tributária. Colocando a disposição especialistas que possuem amplo conhecimento técnico para identificação das melhores oportunidades tributárias.

É importante contar com o auxílio de um profissional especializado em consultoria tributária, para ajudar na realização do processo.

Revisão tributária: qual a função deste serviço?

Você já ouviu falar sobre revisão tributária? O conceito é definido como a análise de créditos tributários que uma empresa acumulou durante cinco anos. Considerando como base um levantamento dos dados e histórico das movimentações fiscais e tributárias.

Para isso, é necessário o trabalho em conjunto do setor financeiro, gestão, TI e RH reunindo uma série de documentos fiscais. É preciso de total atenção durante o levantamento de dados, observando quando um contribuinte é substituído por outro na quitação de impostos.

 Além disso, é importante poder contar com o auxílio de um especialista para o levantamento de processos como: o planejamento tributário, escrituração contábil, emissão de notas fiscais e auditoria tributária.

Após analisar e cruzar todas as informações para identificar pagamentos indevidos, o próximo passo é a recuperação de créditos. Esse processo pode ser realizado através da defesa administrativa fiscal ICMS.

Revisão tributária simples nacional: qual o diferencial?

Assim como qualquer empresa, a revisão tributária simples nacional tem como intuito revisar os impostos e tributos pagos durante os cinco últimos anos. Dessa forma, pode identificar oportunidades tributárias que passaram despercebidas.

Entretanto, o simples nacional é um regime tributário diferenciado, promovendo o recolhimento de impostos em guia única e alíquotas diferenciadas. Estas alíquotas são calculadas de acordo com o faturamento de cada negócio. 

Sendo assim, a revisão tributária simples nacional regulamenta micro e pequenas empresas que contribuem com impostos federais, estaduais e municipais. Garantindo que nenhum imposto tenha sido pago indevidamente.

Em caso de identificação de desconformidades nos pagamentos de tributos, existe também a defesa administrativa de auto de infração. E é acionada quando o contribuinte não cumpre adequadamente com suas obrigações.

Para que serve a defesa administrativa fiscal ICMS?

Uma vez realizada a análise de autos e forem identificadas infrações, o contribuinte poderá ser cobrado administrativamente. Neste caso, ele poderá ocorrer à defesa administrativa fiscal ICMS.

Portanto, mesmo que não haja nenhuma brecha para questionamentos com base na lavratura do auto, o contribuinte deve se atentar a qualquer inconsistência que pareça ser imperceptível. 

Recomenda-se que este realize uma boa pesquisa para obter soluções e orientações, que o ajudem a identificar boas oportunidades tributárias durante o processo. Ainda é importante que o contribuinte prepare seus argumentos, pesquisando por casos similares.

Dessa forma, é possível identificar a probabilidade de recorrer a defesa administrativa de auto de infração. Esta precisa ser providenciada, dentro do prazo estipulado para recorrer ao recurso.

Contrate auditoria tributária com quem entende do assunto: Foxx Consultoria

Se você pretende contratar auditoria tributária para sua empresa, nós da Foxx Consultoria teremos prazer em te ajudar. Somos especialistas em consultoria tributária, trabalhista, previdenciária e empresarial.

Contamos com o apoio de colaboradores com amplo conhecimento técnico e experiência no ramo, além de possuir uma formação multidisciplinar. Ou seja, temos total capacidade para reconhecer oportunidades tributárias para a sua empresa.

Chegamos ao fim deste artigo, e esperamos que tenha sido esclarecedor para você. Que tal recapitularmos, tudo o que vismo? Em primeiro lugar, aprendemos que diagnosticar a situação interna de uma empresa é fundamental para identificar oportunidades tributárias.

Depois compreendemos a função da revisão das obrigações tributárias, e como ela pode ser essenciais para a recuperação de créditos. Também aprendemos que as empresas enquadradas no simples nacional, têm direito de reverem seus impostos.

Além disso, abordamos uma questão importante o pedido de defesa administrativa, quando uma empresa for autuada por inconsistências fiscais. E conhecemos os excelentes serviços de auditoria tributária da Foxx Consultoria.

Precisando de ajuda para administrar os tributos da sua empresa, contrate quem tem experiência no assunto. Conte com a Foxx Consultoria!

Deixe um comentário

Abrir chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)