Página Inicial » Recuperação de crédito: Entenda como funciona esse procedimento

Recuperação de crédito: Entenda como funciona esse procedimento

Recuperação de crédito é um procedimento adotado em casos em que os créditos tributários foram pagos indevidamente. Quando são identificados pagamentos a maior, e confirmado o valor em escrituração contábil fiscal, o valor poderá ser recuperado. Saiba como funciona esse procedimento.

Caso for encontrado pagamentos a maior, a recuperação de crédito tributário pode ser feita por via administrativa. Somando-se aos juros devidos conforme a taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

É de responsabilidade da gestão financeira e fiscal, apurar de forma adequada e regular os valores devidos ou à recuperação dos tributos em geral. 

Você que trabalha no setor financeiro e têm dúvidas sobre recuperação de crédito tributário, continue com a leitura. Preparamos um conteúdo especial para esclarecer tudo sobre o tema. Você irá conferir:

  • Como pedir a recuperação de crédito?
  • Recuperação de INSS: como deve ser feita?
  • O que é o eSocial?
  • Recuperação de crédito tributário: contrate a Foxx Consultoria
  • Faça a recuperação de crédito agora mesmo!

COMO PEDIR A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO?

Antes de mais nada, é recomendado fazer a revisão tributária, para cruzar informações diferentes e consultar a jurisprudência. Depois, pode ser feita a formalização da solicitação para recuperar o crédito.

  1. A empresa deve preencher um pedido eletrônico de restituição, ou seja, um requerimento de ressarcimento ou reembolso;
  2. É preciso também apresentar uma declaração de compensação junto à solicitação eletrônica;
  3. Dependendo do caso, a empresa poderá também entrar com uma ação judicial. Acelerando o reembolso de crédito pela Receita Federal.

Além disso, é importante ressaltar que para a recuperação de crédito é necessária uma análise rigorosa dos dados. Dessa forma, fica mais fácil de identificar e apurar os créditos que devem ser recuperados.

Por meio do trabalho de uma equipe fiscal, fica mais fácil de acompanhar a recuperação de INSS sobre verbas indenizatórias e outros créditos. Sendo assim, a equipe terá maior qualificação e competência para executar a tarefa com maior eficiência.

Para isso, a empresa deve contar com o seu próprio departamento fiscal, ou optar pela terceirização. Contratando um escritório de contabilidade ou de advocacia, podendo contar com o trabalho de especialistas.

RECUPERAÇÃO DE INSS: COMO DEVE SER FEITA?

A recuperação de INSS sobre verbas indenizatórias é uma questão de interesse principalmente de contribuintes. Sendo este um assunto que interfere diretamente os trabalhadores e empregados, chamando a atenção da legislação tributária brasileira.

Quando falamos da recuperação de INSS é necessário compreender o que compõe a sua base de cálculo.  O INSS possui como base de cálculo a folha de pagamento, documento que registra dados dos empregados, sua alíquota é de 20% em cima do salário recebido.

Mas afinal, como é feita a recuperação de INSS?

  1. Deve ser feito o levantamento do que foi recolhido pela empresa num período de cinco anos, a contar do prazo de prescrição;
  2. Esse levantamento apura os lançamentos feitos nas folhas de pagamento e cadastro geral dos empregados ativos e demitidos.

Existe também a recuperação de INSS retido, neste caso o valor é retido em notas fiscais e podem ser recuperados apenas se tais valores não forem compensados na folha de pagamento.

O prazo de solicitação para recuperação de INSS retido, também possui o prazo de cinco anos. Sendo importante confrontar os valores abatidos na folha de pagamento, com os valores das notas fiscais.

O QUE É O ESOCIAL?

Você conhece o projeto eSocial, criado pelo Governo Federal? O eSocial tem como objetivo unificar o envio de informações pelos empregadores em relação aos funcionários que prestam serviços de forma remunerada.

Ou seja, o eSocial trata-se de um sistema informal de Administração Pública onde as informações cedidas são protegidas sigilosamente. Através dele é possível consultar o cadastro de pessoa física e o número de identificação social.

Além disso, o eSocial possibilita que empregadores domésticos e microempreendedores individuais façam consultas informando o CPF ou CNPJ. Dessa forma, o aplicativo venho para substituir as atividades de operação, declaração e documentos de relação trabalhista.

Portanto, o eSocial serve sobretudo para padronizar as relações trabalhistas, garantindo ao empregado o cumprimento de seus direitos. Já para os empregadores o sistema simplifica o registro de informações e dados importantes, facilitando a comunicação.

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO TRIBUTÁRIO: CONTRATE A FOXX CONSULTORIA

A Foxx Consultoria é uma empresa especializada em oferecer serviços de consultoria tributária, trabalhista, previdenciária e empresarial. Portanto, temos experiência e competência profissional para tratar de questões como a recuperação de crédito.

Nossa abordagem de trabalho é multidisciplinar, ou seja, possuímos vasto conhecimento técnico e contamos com a capacitação de nossos colaboradores. Trabalhamos para oferecer soluções integradas, além de um atendimento que nos aproxime dos clientes.

Para isso, contamos com uma equipe de líderes responsáveis por analisar a situação de cada cliente, e comprometer-se em oferecer soluções de qualidade. Dessa forma, conseguimos entregar resultados eficazes e positivos para os nossos clientes.

Além disso, pautamos nossa gestão conforme as obrigações tributárias, alinhando nossa expertise à tecnologia de ponta. Nosso objetivo é otimizar a eficiência e reduzir os riscos.

FAÇA A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO AGORA MESMO!

Se você fez o pagamento indevido de um tributo ou obteve o INSS retido em notas fiscais, a melhor solução é a recuperação de INSS retido ou crédito. E para isso, você pode contar com a ajuda da Foxx Consultoria.

No decorrer deste texto aprendemos sobre como e quando deve-se optar por recuperar créditos. Abordamos o modo como deve ser realizada a solicitação para empresas que desejam recuperar créditos.

Também conhecemos o processo para obter a recuperação de INSS retido, uma questão que envolve a legislação trabalhista brasileira. Depois conhecemos um sistema do Governo Federal usado para unificar as informações de cunho trabalhista.

Por fim, tivemos a oportunidade de conhecer a Foxx Consultoria uma empresa especializada na prestação de serviços tributários e previdenciários. Precisando de ajuda para recuperar créditos pagos indevidamente, contrate nossos serviços!

Estamos à disposição para oferecer consultoria de qualidade e eficiência, para a recuperação de tributos e outros créditos. Confie nos nossos serviços, teremos enorme prazer em ajudar o seu negócio.

Não enfrenta mais problemas com pagamentos indevidos de tributos que podem comprometer a saúde financeira da sua empresa. Tenha a ajuda de especialista, na Foxx Consultoria.

Deixe um comentário

Abrir chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)