Página Inicial » Arquivos sped fiscal: Como revisar para evitar erros?

Arquivos sped fiscal: Como revisar para evitar erros?

Arquivos sped fiscal reúne documentos em formato digital, de cunho fiscal e informações pertinentes aos fiscos federais, estaduais e municipais. Tais informações são apuradas e relacionadas a um determinado período tomando como referência dos impostos de ICMS e IPI. Saiba como evitar erros na apuração realizando a revisão.

De modo geral, o arquivo sped é uma representação da escrituração fiscal de uma empresa, e deve ser elaborado conforme a legislação tributária. Tem como objetivo facilitar na entrega de documentos relativos ao fisco, através do ambiente digital.

Mas, não é apenas para as empresas que o arquivo sped apresenta facilidades. No que diz respeito a fiscalização do Governo reduzuz o tempo gasto para resolver e entregar essas burocracias.

Para a entrega dos arquivos sped fiscal é preciso optar por um formato digital, compatível ao Programa Validador e Assinador. Depois de ser submetido a verificação, o arquivo deve ser assinado  usando certificação específica emitida por uma instituição credenciada.

Caso você tenha dificuldade para gerar sped para sua empresa, este artigo foi feito pensando em você. Abordaremos tudo sobre como realizar o arquivo sped contribuições de uma empresa, através dos seguintes temas:

  • Qual a maneira mais adequada para gerar sped?
  • Arquivos sped fiscal: como realizar a revisão?
  • Arquivo TXT sped fiscal é o melhor formato?
  • Contrate a Foxx Consultoria para revisão de arquivo sped contribuições
  • Converta seu arquivo sped agora mesmo!

QUAL A MANEIRA MAIS ADEQUADA PARA GERAR SPED?

Antes precisamos definir o que é o SPED, sigla para Sistema Público de Escrituração Digital, um projeto do Governo para digitalizar as contribuições e obrigações. Através deste programa é mais fácil prestar contas junto ao Fisco de maneira simplificada.

Mas, como faço para gerar sped? Esse é uma dúvida frequente entre os contribuintes fiscais, que precisam entregar um arquivo digital com todos os documentos do Fisco. 

  1. É preciso realizar a apuração dos documentos dos impostos de ICMS e IPI em um determinado período;
  2. Depois é preciso realizar a validação dos arquivos sped fiscal em um programa específico, que pode ser baixado na página da Receita Federal;
  3. É importante que você tenha um sistema de gestão para gerar sped fiscal a partir do XML ou outro formato;
  4. Logo após, você deve fazer a importação do arquivo sped no Programa Validador e Assinador.

Seguindo esses passos fica muito mais fácil de gerar sped de maneira simplificada e rápida. Reduzindo as chances de perder o prazo de entrega das contribuições e obrigações fiscais da sua empresa.

ARQUIVOS SPED FISCAL: COMO REALIZAR A REVISÃO?

Para preencher os arquivos sped fiscal é preciso de muita atenção, para que todos os campos obrigatórios recebam informações verídicas.  Portanto, recomenda-se antes da entrega do documento digital contratar a revisão.

Muitas empresas oferecem a revisão do arquivo sped, com intuito de evitar erros na hora da entrega. Esta revisão é feita a partir de análises nas informações contábeis e financeiras prestadas no ambiente SPED.

Sendo assim, o fisco realiza as análises de forma remota, havendo alguma inconsistência ou variação nas informações constatadas, existem mais riscos da abertura do processo fiscalizatório.

Por isso, antes de gerar sped é fundamental revisar todos os dados preenchidos e fornecidos para evitar problemas com a fiscalização. Para quem encontra dificuldade para realizar a revisão pode contratar os serviços da Foxx Consultoria.

ARQUIVO TXT SPED FISCAL É O MELHOR FORMATO?

O arquivo TXT sped fiscal é um formato digital em texto, muito utilizado para salvar os documentos fiscais. Para facilitar a revisão e leitura dos dados é possível abrir esse arquivo no excel simplificando a sua visualização no formato de planilhas.

Entretanto, a quem prefira gerar sped fiscal a partir do XML o que simplifica ainda mais, uma vez que salva todas as informações relativas às notas de compra e também de venda. Independe da forma em que você irá gerar sped é importante revisar as informações.

Ao optar pelo arquivo TXT sped fiscal você poderá abrir o documento em outros formatos, inclusive o de planilhas. Facilitando para a realização de alterações, modificação de informações e dados, entre outras.

Depois de ajustado o arquivo está pronto para ser exportado, sendo salvo em um formato compatível. 

CONTRATE A FOXX CONSULTORIA PARA A REVISÃO DE ARQUIVO SPED CONTRIBUIÇÕES 

Precisando de ajuda para revisar o arquivo sped contribuições? Conheça a Foxx Consultoria, especialista em consultoria tributária, previdenciária, empresarial e trabalhista. Apostamos numa abordagem multidisciplinar, baseando-se em nossa experiência e conhecimento.

 Além disso, podemos contar com sócios e profissionais altamente capacitados para oferecer soluções integradas. Procuramos estabelecer uma relação de parceria com nossos clientes, através de um atendimento mais aproximador.

Contamos com líderes capazes de analisar a situação de cada cliente, comprometendo-se em oferecer serviços que atendam às suas necessidades. Investimos na alta qualidade na prestação de serviços, a fim de entregar os melhores e mais eficazes resultados.

Com o objetivo de fornecer uma gestão eficaz para obrigações tributárias, alinhamos nossa expertise à tecnologia avançada. Dessa forma, conseguimos otimizar bons resultados e reduzir as margens de riscos.

CONVERTA SEU ARQUIVO SPED AGORA MESMO!

Em facilidade e organização os arquivos sped fiscal, tornaram-se uma evolução no âmbito fiscal. Dessa forma, simplificou o serviço dos gestores e contadores, e também o trabalho do Fisco em checar as variáveis e irregularidades nas informações prestadas.

Até aqui você já deve ter aprendido alguma coisa sobre o arquivo sped, não é mesmo? Que tal recapitularmos tudo que vimos? Em primeiro lugar aprendemos como o sped deve ser gerado, acompanhando o passo a passo do processo.

Depois, vimos como é importante realizar a revisão do sped antes de entregá-lo ao Fisco e que erros podem prejudicar a empresa em questões de fiscalização. Também abordamos os formatos em que o sped pode ser gerado para entrega.

Não podemos esquecer que fomos apresentados a Foxx Consultoria, uma empresa referência em consultoria tributária e previdenciária. Se você necessita de ajuda com os arquivos sped fiscal nós estamos a sua disposição para orientá-lo da melhor maneira.

Entre em contato com nós da Foxx Consultoria e venha conferir as excelentes soluções que iremos propor para sua empresa, teremos prazer em poder te ajudar!

Deixe um comentário

Abrir chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar?
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)